IBIATEC - Soluções Digitais
26/03/2021

Qual é a diferença entre um site e um aplicativo da Web?

Normalmente, é difícil para um usuário final distinguir entre um aplicativo da web e um site. Eles apenas digitam a URL e boom, os resultados estão aí. E isso é o que realmente importa para o usuário - obter os resultados para o que está procurando. Se isso acontecer, é basicamente com isso que eles se preocupam.

Você conhece as principais diferenças entre um site e um aplicativo da Web?

Faremos uma abordagem técnica básica sobre este assunto, tentando destacar algumas das principais diferenças que ajudam a entender como sites e aplicativos da web diferem.

O que é um site?

Um site é uma coleção de páginas da web relacionadas que contém imagens, texto, áudio, vídeo e muito mais. Pode consistir em uma ou várias páginas e fornece conteúdo visual e textual.

Existem muitos tipos de sites, por exemplo: sites de namoro; sites de blogs; sites da comunidade; sites educacionais; motores de busca; e mais. Aqui estão alguns exemplos de sites: Wikipedia, Google, Amazon e Craigslist.

Características de um site: é amigável; ele pode ser facilmente pesquisado usando um mecanismo de pesquisa; exibe conteúdo de qualidade; deve ter um layout fácil de navegar.

E por que você pode precisar de um site?

Você pode precisar de um site para mostrar seus produtos. Um site ajuda você a estabelecer uma marca para sua empresa. Ajuda a criar provas sociais para que outras pessoas possam ver o que você faz e o que fez. Dá a você uma presença online para que seus clientes possam encontrar você. Você pode usá-lo para anunciar e aumentar o conhecimento de sua marca.

O que é um aplicativo da Web?

Um aplicativo da web é um software que pode ser acessado pelo navegador. Em outras palavras, podemos dizer que os aplicativos da web são sites com funcionalidade e elementos interativos.

Os aplicativos da Web são extremamente personalizáveis ​​e podem realizar uma ampla gama de tarefas e funcionalidades. Eles são geralmente mais complexos e difíceis de construir e requerem uma equipe experiente de desenvolvedores de software para criá-los.

Alguns exemplos de aplicativos populares da web são Twitter, Facebook, Gmail, Adobe CC e Youtube.

Quais são as características de um aplicativo da Web?

Eles são em sua maioria multiplataforma - o que significa que devem ser capazes de trabalhar em qualquer plataforma. Eles são facilmente testados com testes automatizados. Eles são hospedados na nuvem.

Por que você pode precisar de um aplicativo da Web?

Eles podem ser usados ​​em qualquer plataforma porque são compatíveis com todos os navegadores modernos. Você não precisa da aprovação da app store para ter um aplicativo da web. Os usuários podem acessá-los a qualquer hora de qualquer lugar.

Eles podem ser usados ​​em dispositivos móveis ou computadores desktop para acessar dados. Eles são mais fáceis de manter, pois usam o mesmo código em todo o aplicativo.

Principais diferenças entre site e aplicativo da web

Vamos resumir algumas das principais diferenças entre os dois:

INTERAÇÃO COM O USUÁRIO

Um site fornece conteúdo visual e textual que o usuário pode ver e ler, mas isso não afeta o funcionamento do site.

Em um aplicativo da web, o usuário não apenas visualiza o conteúdo da página, mas também manipula os dados. O usuário pode interagir individualmente preenchendo formulários ou fornecendo os dados necessários para interagir com o aplicativo.

AUTENTICAÇÃO

A autenticação nem sempre é necessária para sites baseados em informações. O usuário pode ser solicitado a se registrar para obter atualizações regulares para acessar opções adicionais e é isso.

Os aplicativos da Web precisam de autenticação, pois oferecem um escopo muito mais amplo de opções e funcionalidade / interatividade do que um site. Isso significa que você deve ter um nome de usuário e uma senha para acessar sua conta.

TAREFAS E COMPLEXIDADE

Um site exibirá apenas os dados e informações coletados em uma página específica conforme pesquisada pelo usuário.

Em um aplicativo da web, as funções são superiores e mais complexas em comparação com as de um site.

CRIADO PARA

Um site consiste principalmente em conteúdo estático. Isso significa que as informações são acessíveis ao público a todos os visitantes.

Um aplicativo da web é projetado para interação com o usuário final. Isso significa que, sem as credenciais necessárias, você não conseguirá acessar nenhum dado.

DESENVOLVIMENTO

Ao lidar com um site, pequenas alterações nunca exigem uma recompilação e implantação completas. Você só precisa atualizar o código HTML e tudo será atualizado.

Agora, quando se trata de um aplicativo da web, você precisa recompilar e reimplantar o aplicativo sempre que fizer alterações.